TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

EDIA

PlaCarvões

Este projeto consiste na concretização de uma solução que integra os princípios da Economia Circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e CDR) através da produção de carvões ativados. O carvão ativado é um material com uma capacidade extraordinária, neste caso em particular, para captar seletivamente líquidos ou impurezas no seu interior, tendo um elevado poder de clarificação e purificação de líquidos. 

 

A produção destes materiais adsorventes vai ser efetuada, a diferentes temperaturas e com recurso a diferentes agentes de ativação, como o vapor de água, dióxido de carbono, ar, entre outros. Os materiais obtidos serão caracterizados por diversas técnicas para obter a sua caraterização textural; nomeadamente a sua estrutura porosa; e caracterização química, em particular os grupos funcionais presentes na superfície. Após a caracterização, amostras selecionadas serão testadas na remoção de compostos característicos ou similares dos que normalmente surgem nos efluentes líquidos industriais, em particular no domínio agrícola.

 

Atualmente 50% dos resíduos urbanos são refugo e rejeitados, na sua maioria plásticos não recicláveis, cujo destino final é o aterro ou a incineração. O projeto PlaCarvões propõe uma solução de aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e fração não valorizada dos Resíduos Urbanos) através da produção de carvões ativados. O carvão ativado tem diversas aplicações nomeadamente a filtragem e captação de poluentes de meios líquidos e gasosos, podendo ser utilizados em efluentes agroindustriais e urbanos em unidades de pequena a média dimensão, de base local e regional, tornando um resíduo num produto de elevado interesse económico e ambiental.

 

O projeto PlaCarvões pretende igualmente promover uma economia eficiente e produtiva no uso de recursos, água e solo, de base regional e local, diminuindo a pressão sobre estes recursos através da redução da contaminação com plásticos.

Sinalizada a oportunidade de incorporar um processo de transformação destes plásticos numa nova matéria-prima, com valor acrescentado por contribuir para o tratamento de efluentes urbanos e agroindustriais e para a redução de plásticos sem tratamento oriundos da atividade económica instalada, foi criado um consórcio de entidades que intervêm em diversas fases do ciclo e com capacidade e competências para atuar no âmbito regional e local do projeto.

 

A unidade a instalar na fase de projeto para produção de carvão ativado, a cargo da Universidade de Évora, será uma unidade experimental e demonstrativa, que permitirá avaliar a sua transposição para uma situação futura de implementação de pequenas unidades móveis ou, em alternativa, a localização do processo de transformação junto de empresas do setor dos resíduos.

 

Este projeto enquadra-se no trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do Fórum da Economia Circular do Alentejo e da Estratégia Regional da Economia Circular do Alentejo (ERECA).

 

Fontes: