TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No passado dia 3 de julho, o Instituto Nacional de Estatística lançou o relatório de 2018 sobre o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal.

 

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015. De natureza universal e inclusiva, esta Agenda abrange 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, que abarcam preocupações sociais, económicas e ambientais, transversais a todos os países. A publicação apresenta-se numa edição interativa, que possibilita, para alguns indicadores, a consulta de várias dimensões de análise, entre outras funcionalidades.

 

A informação apresentada é a mais recente disponível, à data de 17 de maio de 2018. É importante salientar que a informação disponibilizada será progressivamente atualizada no dossiê temático acima referido, refletindo nomeadamente os desenvolvimentos internacionais relevantes no quadro do acompanhamento da Agenda 2030.

 

Também, entre 17 e 19 de julho decorreu nas Nações Unidas em N.Y. o High-Level Political Forum on Sustainable Development que, neste ano, focou-se em alguns dos ODS incluindo o da Produção e Consumo Sustentável (ODS 12) um dos objetivos mais alinhado com a temática da Economia Circular. Nesse contexto, foram vários os Side-Events dedicados ao tema, dos quais destacamos dois, disponíveis online:

 

 

Fontes: