TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Impacto ambiental da utilização de plásticos descartáveis devido à COVID-19

Este relatório fornece uma visão geral dos impactos ambientais e climáticos de máscaras faciais e luvas descartáveis usadas para proteção COVID-19 e de embalagens plásticas usadas para o comércio eletrónico e entregas de comida, para o período de abril a setembro de 2020 .

A pandemia COVID-19 tem trazido múltiplos desafios e problemas nas sociedades em todo o mundo. Além de consequências económicas e de saúde, de longo alcance, a pandemia também tem impactos sobre o ambiente e o clima. Para reduzir os riscos de infeção, os governos nacionais impuseram bloqueios, introduziram medidas de permanência em casa e recomendaram ou obrigaram o uso de equipamentos de proteção individual. Isso resultou no aumento do uso de produtos plásticos descartáveis, como máscaras, luvas e embalagens descartáveis.

 

As principais mensagens deste reltório são:

  • As respostas ao COVID-19 resultaram no aumento do uso de produtos como máscaras, luvas e certos tipos de embalagens feitas de plásticos descartáveis de longa duração, causando gases de efeito estufa adicionais e outras emissões. Alguns desses materiais acabam por espalhar resíduos pelos ambientes terrestres e marinhos em toda a Europa, potencialmente prejudicando ecossistemas e animais.
  • À luz da pandemia, há uma necessidade de repensar a produção de plástico de uso único, consumo e práticas de gestão de resíduos na Europa a fim de tornar as nossas sociedades melhor preparadas para os impactos contínuos desta pandemia e para os impactos potenciais de futuras pandemias e outras perturbações eventos.

 

 

 

informação: