TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Design circular na indústria têxtil para reduzir impactes ambientais

Uma mudança para um sistema circular de produção e consumo têxtil pode vir a reduzir impactes ambientais

Algumas mensagens chave do novo "briefing" da Agência Europeia do Ambiente - Textiles and the environment: the role of design in Europe’s circular economy:

 

  • Em 2019, o setor têxtil e de vestuário da UE teve um volume de negócios de 162 mil milhões de euros, empregando mais de 1,5 milhões de pessoas em 160.000 empresas. Tal como aconteceu em muitos setores, entre 2019 e 2020, a crise do COVID-19 reduziu o volume de negócios em 9% para os têxteis como um todo e em 17% para o vestuário.
  • Em 2020, o consumo têxtil na Europa teve, em média, o quarto maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas numa perspetiva de ciclo de vida global. Foi a área de consumo com o terceiro maior impacto no uso da água e do solo, e o quinto maior em termos de uso de matéria-prima e emissões de gases de efeito estufa.
  • Para reduzir os impactos ambientais dos têxteis, é crucial uma mudança para modelos de negócios circulares, incluindo o design circular. Isso exigirá inovação técnica, social e de modelo de negócios, bem como mudança comportamental e apoio político.
  • O design circular é um importante facilitador da transição para a produção e consumo sustentáveis ​​de têxteis por meio de modelos de negócios circulares. A fase de projeto desempenha um papel crítico em cada um dos quatro caminhos para alcançar um setor têxtil circular: longevidade e durabilidade; uso otimizado de recursos; coleta e reutilização; e reciclagem e uso de materiais.

 

Ler documento: