TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Portal ECO.NOMIA foi apresentado na Raw Materials Week da Comissão Europeia

O portal ECO.NOMIA é exemplo para a Comissão Europeia no Guidance for Cascading Use of Biomass

No passado mês de novembro, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética esteve presente no 6th High level conference of the European Innovation Partnership (EIP) on raw materials , o principal evento da Raw Materials Week 2018, um evento anual promovido pela Comissão Europeia. 

 

O tema principal da conferencia foi "Matérias primas para uma economia circular e de baixo carbono", focado na cadeia de valor das bateriais, na cascata de biomassa florestal, e matérias primas para indústrias intensivas em energia. A conferência serviu também para tomar o pulso aos sucessos e desafios da iniciative EU Raw Materials ao longo de uma década. O painel de alto nível discutiu o que fazer para assegurar o fornecimento de matérias-primas para cadeias de valor fortes na União Europeia.

 

O objetivo do painel "Cascading Wood Biomass", foi o de demonstrar como a utilização em cascata deste tipo de biomassa permite apoiar a transição para uma economia circular e de baixo carbono ao mesmo tempo que oferece vantagens competitivas às industrias europeias porque permite a extração com maior valor acrescentado, orientada para várias aplicações. Importante também como essa abordagem pode ser estimulada nas Regiões e gerar empregos locais e valorizar os ecossistemas.

 

O MATE, representado por Susana Escária da Secretaria-Geral do Ambiente, teve a oportunidade de partilhar com a audiência o percurso do MATE na promoção da economia circular, centrando-se no caso do Portal Eco.Nomia como repositório e disseminador de conhecimento de economia circular em Portugal, e das iniciativas que o mesmo desencadeou nos seus 2 anos de vida. Foi também discutida a importância do Fundo Ambiental no apoio a empresas como a Spawnfoam, que foi também selecionada como exemplo - além do portal ECO.NOMIA - no âmbito da publicação da União Europeia "Guidance on cascading use of biomass with selected good practice examples on woody biomass".

 

Fontes: