Na implementação de estratégias circulares a Xerox tem vindo a ser amplamente reconhecida como uma das empresas pioneira, principalmente no B2B.
No início dos anos 1990, e sujeita a forte concorrência de outras empresas no mesmo sector, a Xerox apostou numa restruturação do seu core business. A sua estratégia passou pela implementação de uma gestão de produtos e inventário mais holística, focada na recuperação de ativos, minimização de impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida, reutilização e remanufactura. De apenas vendedores de fotocopiadoras tornaram-se igualmente fornecedores de serviços.
O modelo de “pay per copy” que iniciaram coloca os clientes a adquirir um serviço em vez de um produto, numa relação mais próxima e direta. Esta “economia de serviços funcional” permite uma otimização da utilização dos recursos, beneficiando tanto a Xerox como prestador do serviço (mantendo o controlo sobre os ativos, melhorando a sua manutenção e recuperação, e fidelizando a base de clientes), como os consumidores, que pagam apenas os benefícios resultantes da utilização desse ativos e não a sua propriedade (com custos reduzidos em cerca de 30%).
A Xerox tem igualmente vindo a apostar na gestão do ciclo de vida dos seus produtos, em termos de design, performance e eficiência energética, acondicionamento e transporte, e gestão de fim de vida.
Em 2011, por exemplo, obteve uma poupança significativa nos custos de materiais e energia utilizados, ao reutilizar cerca de 6.000 toneladas de resíduos que, de outra forma, teriam como destino final aterros sanitários. No mercado dos EUA, conseguem já que aproximadamente 79% dos equipamentos instalados pela empresa sejam efetivamente recuperados para reutilização em fim de vida, valor que sobe para os 100% em equipamentos alugados.