TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Projeto Biorural

Acelerar a inovação da bioeconomia nas zonas rurais

O projeto Biorural é promovido pelo Centro da Biomassa para a Energia (CBE) e a Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do programa Horizonte Europa da União Europeia.

Conta com 19 parceiros de 14 países, sendo o CBE e a UC os parceiros em Portugal do projeto.

 

O objetivo do Biorural é promover o crescimento económico em zonas rurais através de soluções inovadoras de base biológica e, para tal, pretende criar uma rede de trabalho europeia na área da bioeconomia circular.

 

Foi elaborada uma extensa lista de entidades portuguesas, abrangendo 5 áreas da bioeconomia (agricultura e alimentação, floresta e habitats naturais, bioeconomia aquática, bioenergia e biomateriais), consideradas importantes para integrarem a referida rede, principalmente como intermediários entre o Projeto e os empresários de zonas rurais e pequenos produtores locais.

 

O Projeto é divulgado através de uma newsletter, que pode ser subscrita no website e a seguir o projeto nas várias redes sociais (https://www.facebook.com/bioruraleu , https://twitter.com/bio_rural , https://www.linkedin.com/company/biorural/).

 

Brevemente, será disponibilizada ao público uma plataforma online, onde constarão também vídeos sobre 8 casos de sucesso de bioeconomia circular em zonas rurais, gravações e materiais resultantes dos workshops (online, a nível nacional e internacional), modelos de negócio para as 5 áreas da bioeconomia, diretrizes políticas, oportunidades de financiamento e todo o material científico produzido ao longo do projeto.

 

O objetivo é, portanto, que aconteça transferência de conhecimento e até ligações entre atores de diferentes áreas para acelerar a inovação da bioeconomia nas zonas rurais.

 

O projeto terá a duração de 3 anos, ao longo dos quais serão realizados workshops a nível nacional e ao nível das regiões internacionais definidas:

 

  • SW: Portugal, Espanha e Itália;
  • NW: França, Países Baixos, Alemanha e Dinamarca;
  • SE: Eslovénia, Grécia, Macedónia do Norte e Roménia;
  • NE: Polónia, Lituânia e Letónia.

Por fim, haverá ainda um concurso ao nível da rede de trabalho criada, em Bruxelas, para determinar as 3 melhores soluções de base biológica aplicáveis em zonas rurais, desenvolvidas no contexto do projeto.

 

 

 

+info: