TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Prio, Delta Cafés e Ecobean

Briqutes de borras de café

A Prio, a Delta Cafés e a startup Ecobean desenvolveram um projeto de economia circular que consiste na produção de briquetes para barbecue (BBQ) a partir das borras de café recolhidas nos postos de abastecimento Prio.

 

Esta iniciativa irá contribuir para dar uma “nova vida” às borras de café que serão reutilizadas e darão origem a briquetes que, durante este verão, vão estar à venda nas lojas de conveniência Prio para barbecues mais ecológicos. Em paralelo, validar-se-á a viabilidade técnica de produção de biodiesel avançado a partir de óleo extraído dessas borras, refere um comunicado da Prio.

 

Este projeto-piloto nasceu no programa de empreendedorismo Prio Jump Start 2020 e vem reforçar o compromisso com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais.

 

“Continuamos o nosso esforço de acelerar a transição energética na mobilidade. Acreditamos firmemente que conseguimos construir um mundo melhor, conciliando economia circular (por aproveitamento de resíduos que não tinham outro destino que não o lixo) com uma mobilidade mais limpa (pelos biocombustíveis avançados e por todas as outras soluções de mobilidade verde), apoiados em alta tecnologia (desenvolvida nos nossos laboratórios e em apoio com as startups que identificamos pelo nosso Jumpstart). Este trabalho com os resíduos do café é mais uma prova disso mesmo. Temos a sorte de contar com parceiros de eleição, e estamos empenhados em levar o projeto à escala industrial logo que possível”, disse Emanuel Proença, administrador da Prio.

 

 

Para Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, “consciencializar e estar consciente, reduzir o impacto, desempenhar iniciativas com base em princípios de desenvolvimento sustentável, melhorar a comunidade onde nos inserimos, trabalhar na resolução de desafios ambientais e sociais são os principais objetivos da Delta para um futuro mais sustentável. Este projeto de economia circular é mais um excelente exemplo de como podemos contribuir para esse futuro”.

 

Fonte: