À medida que famílias e empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de evitar o desperdício e tratá-lo como um recurso, novas soluções têm vindo a ser desenvolvidas de forma a facilitar processos de reutilização e reciclagem ao mesmo tempo encorajando a participação social.
Nesse âmbito a Modulo Systems, empresa Dinamarquesa, tem vindo a fornecer “soluções à medida” na indústria de resíduos e reciclagem.
O seu sistema caracteriza-se pelo estabelecimento de eco-centros, construídos de forma modular para melhor atender à configuração e dimensão do projeto, maximizando a flexibilidade e a autossustentabilidade permitindo que diferentes fluxos de materiais separados possam ser acomodados mediantes as necessidades.
Um só local pode ser configurado para acomodar a receção de materiais a reciclar, oficinas de reparação, centros de educação ambiental, e mesmo centro de doações/reutilizações.
Estas soluções “personalizadas” pretendem limitar o desperdício e sensibilizar para a necessidade da reutilização e reciclagem rumo a uma economia mais circular através de métodos que facilitem esses processos. Atualmente esta empresa encontra-se já em 46 mercados internacionais continuando em expansão.