TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

LIFE - SARMIENTO

Economia circular nas atividades vitivinícolas

Melhorar a gestão tradicional dos resíduos de poda da vinha, que atualmente envolve queima de rebentos e talos, tem o potencial de contribuir para a sustentabilidade ambiental das atividades vitivinícolas. A titulo de exemplo, apenas a poda dos rebentos da videira produz 800-1 500 kg / ha de resíduos.

 

Encontrando-se um terço das vinhas da Europa em Espanha o projeto LIFE SARMIENTO, apoiado pelo instrumento financeiro Europeu LIFE, surge neste contexto. O Projeto, sediado em Múrcia e coordenado pela empresa Microgaia Biotech, tem como objetivo aplicar estratégias “circulares” aos resíduos de poda da vinha. Em vez da queima para eliminação de resíduos o que propõem é a conversão dos subprodutos num substrato que pode ser depois aplicado como composto enriquecido novamente nas vinhas ou outras sementeiras contribuindo para evitar a degradação dos solos.

 

O processo será desenvolvido e testado em 750 hectares de vinhedos em Múrcia mas pretende-se que seja replicável em outras zonas vitícolas.

 

Fontes:
LIFE SARMIENTO