TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Instituto de Soldadura e Qualidade

MAESTRI

A Europa foi o berço da indústria de transformação e tem tradicionalmente liderado grandes mudanças industriais. As indústrias de processo são a base de produção mais avançada, representando 20% do total da indústria transformadora europeia o que inclui mais de 450.000 empresas individuais (UE27), 6,8 milhões de empregos e um volume de negócios de 1600 milhões de euros ano. Por outro lado, a indústria europeia foi responsável por mais de um quarto do consumo total de energia em 2010, com uma porção significativa associada à indústria de processo.

 

O projeto ALENTEJO CIRCULAR tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura para a adoção do modelo da economia circular. Desta forma, pretende-se promover o interesse e a sensibilização dos agentes para esta temática, empreender uma primeira abordagem às barreiras e oportunidades identificadas e estabelecer as condições de base para a realização de futuros projetos de economia circular nos referidos setores económicos.

 

Tal representa uma oportunidade e realça a potencial contribuição do sector para os desafios de sustentabilidade que as sociedades europeias enfrentam, sendo imperativo reduzir drasticamente o impacto ambiental, aumentar a competitividade através do aumento da eficiência dos sistemas de produção. No entanto, para implementar com sucesso a sustentabilidade nas indústrias de fabricação e processo, é necessária uma abordagem holística, multidimensional e sistemática.

 

Com isto em mente, o Projeto MAESTRI visa promover a sustentabilidade das indústrias de processo europeias mediante o desenvolvimento de um sistema de gestão na forma de uma plataforma flexível, que permitirá simplificar a implementação de ferramentas de eficiência e gerar a melhoria contínua das operações.

 

O sistema de gestão e as ferramentas desenvolvidas serão testados em quatro empresas europeias, com o intuito de garantir resultados concretos e à medida das empresas, que necessitam de gastar menos e inovar os seus processos e produtos.

 

O projeto MAESTRI iniciado em 2015 tem uma duração de 4 anos e conta com 4 parceiros industriais: a Worlée (Alemanha), J.W. Ostendorf (Alemanha), MCG (Portugal) e a GLN PLAST (Portugal); e ainda com 6 entidades do sistema científico e tecnológico: ISQ, INEGI, ISMB, ATB, FRAUNHOFER FIT, Universidade de Cambridge, e 5 entidades empresariais LEIP, SINERGIE, IZNAB, Microprocessador e OAS.

Este projeto recebeu financiamento do programa Horizonte 2020 da União Europeia no âmbito do Grant Agreement n.º 680570. O projeto prevê um investimento elegível a 100% no total de cerca de 5,6 milhões de euros.

 

Fontes:
Maestri-spire