TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

ECOALF

Redes de pesca descartadas tornam-se roupa sustentável

As tendências de roupas vão e vêm, mas a ECOALF (Espanha) leva a reciclagem da moda a um novo nível, resgatando materiais do mar para transformá-los em alta costura.

 

Mas a ECOALF não apenas recicla resíduos. Também tem trabalhado para evitar a poluição na fonte.

 

Em 2015, a Fundação ECOALFpromoveu a "Upcycling the Oceans Spain", uma campanha que envolve mais de 3.000 pescadores em 40 portos nas costas ibéricas. A empresa deu aos pescadores as ferramentas para armazenar redes obsoletas e nylon que, de outra forma, seriam deitados no oceano. Mais de 500 toneladas de plástico e resíduos foram removidas nos últimos cinco anos e há novas campanhas a ser planeadas na região do Mediterrâneo.

 

"Upcycling Thailand", uma iniciativa  iniciada em 2017 com a ajuda dos escritórios de turismo locais e da maior empresa petroquímica do país, tem como objetivo limpar locais turísticos populares, como as ilhas de Koh Samet, Tao e Phuket. Turistas, residentes, mergulhadores, operadores turísticos e agências governamentais ajudaram no projeto, melhorando a economia local. Parte do material encontrado no fundo do mar também foi usado num concurso de moda sustentável, realizado em dezembro de 2019.

 

A direção da ECOALF considera mesmo que "fazer o upcycling dos oceanos é provavelmente o nosso projeto mais revolucionário. (...) Após o sucesso da Espanha e da Tailândia, o nosso objetivo agora é expandir para o resto do Mediterrâneo. Começámos oficialmente na Grécia e estamos prestes a começar em Itália. É nossa idéia expandir ao resto do Mediterrâneo, chegando ao Líbano, através da França e Marrocos, envolvendo 10.000 pescadores na limpeza do fundo do Mediterrâneo. ”

 

Fonte: