TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

CTAC

Investigação e desenvolvimento tecnológico

O Centro de Investigação em Território, Ambiente e Construção (CTAC) é uma unidade de I&D da Universidade do Minho que tem vindo a promover uma estratégia integrada baseada numa abordagem colaborativa e multidisciplinar no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para atuais problemas de produção, construção e organização territorial, em linha com as considerações da economia circular.

 

Esta unidade está dividida em 5 grupos de investigação:

  1. Ecomateriais
  2. Construção Sustentável
  3. Recursos Hídricos e Meio Ambiente
  4. Sistemas de Transportes e Infraestruturas
  5. Ordenamento do Território e Governança 

 

De destacar neste âmbito o grupo Ecomateriais pela sua ação no domínio da eco-eficiência e ciclo de vida, bem como no desenvolvimento de novos “smart materials” e substituição de recursos não renováveis por alterativas sustentáveis e subprodutos de outras indústrias, por exemplo, alternativas ao cimento na elaboração de betão. 

 

Outra das suas áreas temáticas, relativa à Construção Sustentável, tem vindo a focar a sua ação na eficiência energética de edifícios, uso de energias renováveis, e reutilização e renovação do parque habitacional, tendo em vista edifícios com emissões quase nulas.

 

O grupo de Sistemas e Infraestruturas de Transportes tem vindo também a desenvolver pesquisa no tema da reciclagem e reutilização de desperdícios de construção de infraestruturas rodoviárias. 

 

Estes são apenas três exemplos das áreas de investigação onde atuam na produção de ciência de base, essencial ao desenvolvimento e incremento de um economia circular em Portugal.

 

Fontes:
CTAC