TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Agency of Design

Desenhar um futuro melhor

No âmbito de iniciativas de cradle-to-cradle e ecologia industrial, a britânica Agency of Design dedica-se ao desenvolvimento de soluções de redesign em resposta a preocupações centrais da economia circular, principalmente no que concerne a desperdícios eletrónicos.

 

O seu projeto "Design out Waste" focou-se no redesign de produtos mais circulares, de forma a capacitar a sua reutilização e reciclagem. Reconhecendo que não existem soluções globais one size fits all esse projeto desenvolveu 3 protótipos de torradeiras que encerram diferentes estratégias circulares : o “realista”, o “pragmático” e o “otimista”.

 

Outro projeto, financiado pelo InnovateUK, foca o potencial de disponibilização de um serviço de iluminação, em vez da disponibilização do produto "lâmpadas". A venda de luz como um serviço torna a utilização de lâmpadas LED mais atrativa para os consumidores, limitando o custo inicial elevado e aumentando a eficiência energética. Ao mesmo tempo garante o fluxo circular de materiais.

 

Estes são apenas dois exemplos de ações de reconfiguração e redesenho de produtos e sistemas, essenciais no desenvolvimento de uma economia mais circular.

 
Fontes:
Agency of Design
Ellen Macarthur Foundation