TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Cargonomia

Simbioses na cidade

A Cargonomia nasceu em 2013 da cooperação entre três empresas de Budapeste (Hungria): a Cyclonomia,  a Zsamboki Biokert e a Kantaa.

 

A  Zsamboki Biokert é uma empresa especializada na produção de frutas e vegetais orgânicos, a Cyclonomia é uma empresa que constrói bicicletas de carga, e a Kantaa uma empresa de entregas. Na interceção entre estes três agentes nasceu a Cargonomia. A Zsámbok produz frutas e legumes, com a Kantaa a utilizar as bicicletas da Cyclonomia na distribuição das encomendas. A iniciativa visa aumentar o acesso aos produtos produzidos localmente, promovendo o comércio local e viabilizando opções de alimentos saudáveis e ambientalmente conscientes. Além deste serviço a iniciativa possibilita ainda a hipótese alugar e / ou comprar vários tipos de bicicletas de carga para fazer face a questões de mobilidade urbana. Tem igualmente uma vertente social realizando periodicamente workshops e ações “faça você mesmo” acerca de reparações.

 

O foco é assim a de criação de sinergias e simbioses entre as empresas de forma a potenciar o nascimento de um “hub sustentável” no centro da cidade de Budapeste. O objetivo é de promover princípios sustentáveis quer em termos de mobilidade, fair trade, e agricultura sustentável. 

 

Fontes:
Cargonomia