TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

AQUA-VINI

Produção e utilização de água para reutilização na atividade vitivinícola no Alentejo

O projeto AQUA-VINI Sustentável pretende contribuir para a promoção da produção e utilização de água para reutilização (ApR) na atividade vitivinícola na região do Alentejo, mais especificamente na vinha produzida na Herdade da Ravasqueira, gerida pela Sociedade Agrícola D. Diniz, S.A.


O projeto pretende também contribuir para o aumento do conhecimento técnico sobre a reutilização de água na atividade de regadio, os efeitos desta aplicação no desenvolvimento das culturas irrigadas e o impacto nos recetores ambientais solo e recursos hídricos, bem como nos sistemas de rega.


O AQUA-VINI Sustentável permitirá ainda a avaliação do eventual impacto da ApR na qualidade da água da charca, origem de água para a rega da vinha, e a avaliação da eficácia das barreiras naturais existentes.
O esquema de reutilização para a produção de ApR, incluirá a produção de ApR na ETAR de Arraiolos Poente, da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, e o seu encaminhamento para reforço do armazenamento de água na charca existente no terreno agrícola para rega da vinha. 


Na definição da solução de tratamento, procurar-se-á aplicar uma abordagem de economia circular, através da valorização de resíduos/recursos locais. Nesse sentido, será estudada a viabilidade de utilização de biomateriais resultantes da atividade agrícola da região como meios filtrantes a utilizar na etapa de filtração do tratamento complementar para a produção de ApR.


A ApR produzida na ETAR irá reforçar o volume de água existente na charca (atualmente assegurado apenas com água pluvial) para assegurar as necessidades atuais de água da vinha a regar. Será ainda avaliada a possibilidade de regar diretamente com ApR uma parcela da vinha.


A metodologia adotada no desenvolvimento do presente projeto permitirá que a reutilização da água seja realizada de forma segura e adaptada ao uso concreto, assente numa avaliação do risco e garantindo, por isso, uma relação custo-eficácia equilibrada e competitiva (abordagem fit-for-purpose).


Adicionalmente, será realizada uma campanha de comunicação, com a definição de ações de comunicação específicas para a promoção da atividade de reutilização no regadio, para a disseminação do projeto como uma boa prática para gestão eficiente dos recursos hídricos, para a capitalização das sinergias obtidas e para a sua integração nas ações previstas no Plano Regional de Eficiência Hídrica da Região do Alentejo.
O consórcio responsável pelo projeto integra a AgdA - Águas Públicas do Alentejo, a AdP VALOR, a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR) e os produtores do Monte da Ravasqueira.
 

O consórcio responsável pelo projeto integra a AgdA - Águas Públicas do Alentejo, a AdP VALOR, a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR) e os produtores do Monte da Ravasqueira.

 

Fonte: